sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Solidariedade à luta dos trabalhadores da COMCAP

A Unidade Classista, corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro (PCB), vem por meio desta nota prestar toda a solidariedade e apoio aos trabalhadores da COMCAP que nesta manhã do dia 01 de fevereiro de 2018 decretaram GREVE ATÉ O PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS E ATÉ QUE SEJA GARANTIDA UMA FROTA MÍNIMA DE CAMINHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS COLETAS. Sem dúvida, essa é a única alternativa possível diante das condições precárias de trabalho a que estão submetidos, bem como, do engodo que a direção da empresa, em conluio com o prefeito Gean Loureiro, que se negaram a pagar as horas extras aos trabalhadores.

Essa greve nada mais é que a consequência do menosprezo com que os patrões vêm tratando os trabalhadores da COMCAP. Esses trabalhadores tiveram que se desdobrar para manter a cidade limpa em plena temporada, uma vez que vem sendo disponibilizada uma frota de caminhões abaixo do número de roteiros que existem na coleta de lixos. Não bastasse essa frota baixíssima, é preciso salientar que boa parte de tais caminhões se encontram em condições precárias, verdadeiras arapucas prontas para propiciarem acidentes de trabalho. Por outro lado, há uma grande quantidade de equipamentos quebrados, necessitando, em muitos casos, de pequenos investimentos para que possam voltar a rodar, investimentos esses que não são realizados, o que demonstra o descaso do prefeito e da direção da autarquia para com as condições de trabalho dos trabalhadores.

Todo esse caos conduz a uma intensificação nas condições e no tempo necessário para o trabalho, pois sem o maquinário necessário, maior se torna o tempo para que a tarefa seja cumprida, o que obriga os trabalhadores a realização de horas-extra. Ocorre que agora, no momento em que os trabalhadores deveriam ter recebido a remuneração relativa a tais horas-extras, o dinheiro não caiu na conta dos trabalhadores!

Diante desse descaso e atrevimento, os trabalhadores tomaram a posição correta de cruzar os braços até que tais absurdos sejam revertidos!

Nossa solidariedade militante aos trabalhadores em luta, sabendo que esse é o primeiro combate de 2018 que os trabalhadores da COMCAP estão realizando, o qual necessitará ser em breve engrossado com uma grande e firme greve geral contra o ataque que o Estado burguês dirigido por Michel Temer vem desferindo contra a previdência, com vistas a acabar com as chances de aposentadoria dos trabalhadores.

Não contentes com a precarização das condições de trabalho, com os baixos investimentos em políticas públicas e com o arrocho salarial a que vem submetendo os trabalhadores, agora a burguesia quer nos fazer trabalhar em tais condições até a morte!

A forma de resistirmos a tais ataques está sendo demonstrada pela COMCAP neste momento e precisa ser seguida por toda a classe trabalhadora!

FIRMES, ATÉ A VITÓRIA!
UNIDADE CLASSISTA SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário