terça-feira, 15 de novembro de 2016

GOLPE NO SINTE/SC!



No dia 18 de outubro de 2016, ocorreu a última reunião do conselho deliberativo dessa entidade, que tem como finalidade debater e avaliar a conjuntura e retirar a política e ações do SINTE-SC para o momento em que vivemos. Na pauta convocatória dessa reunião estava:

– Mesa de Debate sobre a Reforma do Ensino Médio;
– Informes;
– Análise de Conjuntura;
– Encaminhamentos;
– Outros;
– Sessão Solene Homenagem 50 anos do SINTE/SC.

A ideia central da reunião era o debate da conjuntura e ações imediatas e a médio prazo para enfrentamento da crise política. Ocorre que no início da reunião foi proposto a inclusão no tópico “Outros”, a deliberação sobre critérios de escolha de delegados para o Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o que foi prontamente aprovado. Porém, a atual direção sindical, composta pela CUT, deu um golpe na reunião do conselho. No ponto da reunião  “Outros” onde foi incluído a escolha de critérios, a direção Cutista resolveu fazer a eleição de delegados ao 33ª Congresso da CNTE. Ao fazer tal procedimento, cometeu flagrante desrespeito ao encaminhado como proposta de inclusão de pauta (deliberação de critérios para escolha de delegados) e também ao conjunto de seus filiados que ficaram sem a possibilidade de debater tal questão.
A direção Cutista claramente usando desse subterfúgio impediu o debate na base e com demais forças políticas. Primeiro garantiu que não iria se realizar uma assembleia estadual, onde esse processo de eleição de delegados deve obrigatoriamente ser apreciado pelos membros do sindicato, ou seja, não quer discutir com a base. Segundo, passou por cima daquilo que estabelece o estatuto da própria CNTE, que expressamente determina que os delegados sejam eleitos ou referendados em assembleia da categoria. Terceiro, ao não enviar o ponto de deliberação de critérios para eleição de delegados antecipadamente e, realizando a inclusão e eleição de delegados no mesmo dia da reunião do conselho, impediu que conselheiros fizessem o debate nas suas bases, aleijando o processo de escolha e compreensão do tema.
Dada essa situação, coube à oposição entrar com ação judicial (ocorrido na segunda dia 14/11) para resguardar a lisura nesse processo, anular essa decisão e que se convoque a referida assembleia estadual para a eleição de delegados.
Cabe ressaltar que até o presente momento nem a ata completa da reunião do conselho deliberativo foi divulgada, o que é um flagrante desrespeito com nossa categoria, e que visa somente esconder as informações relevantes de nosso sindicato dos seus filiados.
Diante disso apontamos que somente com um sindicato desburocratizado e junto às bases poderemos derrotar todos os ataques que estão vindo para cima de nós, e não com essas práticas golpistas e antidemocráticas, que visam apenas proteger aqueles que dentro do sindicato se encontram.
A Unidade Classista SC denuncia a postura burocrática e antidemocrática e convoca todos e todas que prezam por um sindicalismo transparente e de luta a exigir da direção estadual do SINTE-SC a realização de assembleia para a correta eleição de delegados/as ao congresso da CNTE.

Florianópolis, 15 de Novembro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário